PROFESSORA
A pianista brasileira Silvia Molan é professora na Escola Municipal de Música de Esslingen e atuou como docente convidada de piano como matéria secundária na Universidade de Música Sacra e Pedagogia Musical (HfKM), Regensburg, entre março de 2022 e julho de 2024.
Co-fundadora da Iniciativa Futura Sirius 6.0, dedicada a teclados com medidas alternativas (saiba mais - EN), da Universidade de Música e Artes Cênicas (HMDK) Stuttgart, Silvia colabora com a Prof. Ulrike Wohlwender desde 2020. Nesse contexto, também leciona na HMDK, com foco no tratamento de queixas de sobrecarga músculo-esquelética relacionadas à prática pianística.
Em 2024, ministrou um curso de aperfeiçoamento pianístico na Universidade de Música de Nürnberg e foi palestrante na Associação Europeia-Internacional de Professores de Piano, em Lucerna. Em 2025, conduzirá o curso para professores de piano “Expandir os horizontes pianísticos de forma fisiológica e criativa”, em Schwetzingen.
Silvia iniciou sua trajetória musical em Bauru (São Paulo), tendo aulas com sua mãe, Regina Damiatti e, por oito anos, com a professora cubana Rosa Maria Tolón. Em 2013, formou-se em Música na Universidade de São Paulo sob orientação do Prof. Eduardo Monteiro, também tendo aulas com Luciana Sayure. Graças a bolsas de estudo, continuou sua formação na Europa: em Paris, por um ano, com Rena Shereshevskaya na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, e, a partir de 2015, realizou seu primeiro mestrado (Performance Pianística) na HfM Karlsruhe, Alemanha, com o Prof. Michael Uhde, com apoio do DAAD.
De 2019 a 2022, concluiu o Mestrado em Música na HMDK Stuttgart, com foco em Pedagogia Instrumental, estudando com a Prof. Ulrike Wohlwender (Pedagogia do Piano) e o Prof. Dr. Michael Göllner (Pedagogia Instrumental), com bolsa da Piano Fischer.
Participou de cursos e academias renomadas, como a Academia de Verão do Mozarteum de Salzburgo, o Palazzo Ricci em Montepulciano, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e o Festival Música nas Montanhas aprendendo com músicos como Maria João Pires, Arnaldo Cohen, Klaus Hellwig, Cristina Ortiz, Caio Pagano, Dina Yoffe e Richard Raymond.
Silvia apresenta-se como solista, com orquestra e como musicista de câmara em palcos na Alemanha, França, Brasil, Portugal, Itália, Áustria e Estados Unidos. Entre diversos primeiros lugares e prêmios especiais em concursos de piano desde criança, Silvia conquistou o terceiro lugar no Concurso Internacional de Piano “Claudio Arrau”, no Chile em 2007 e, em 2010, foi vencedora do programa “Prelúdio” da TV Cultura.