top of page
teclasAsset 6piano.png

PIANISTA HOMENAGEADO

O nome de Gilberto Tinetti (1932-2022) ocupa lugar de especial destaque no panorama musical brasileiro: pianista de grande personalidade e reconhecidos méritos, sua carreira multifacetada se desenvolveu por mais de quatro décadas de trabalho intenso e continuado.

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos com Josephina De Felice, passando a seguir a ser aluno de Hans Bruch. Mais tarde, já em Paris, estudou com Magdalena Tagliaferro e na Alemanha, com Friedrich Wührer. Frequentou os cursos de interpretação de Alfred Cortot.

Em 1959, venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, Áustria. A partir de então, se apresentou em vários países da Europa, América Latina e Estados Unidos. Realizou a primeira audição em Paris, do Concerto n. 4 para piano e orquestra de Villa-Lobos (1970) e foi convidado para júri do Concurso de Música do Canadá (1977 e 1987).

No Brasil, apresentou-se regularmente como solista das principais orquestras, como recitalista e em concertos de música de câmara, tendo sido considerado pela crítica como um dos melhores cameristas brasileiros.

Com o Trio Brasileiro, formado em 1975 por Tinetti, Lehninger e Clis, gravou 5 LPs e 1 CD para os selos Philips e Eldorado. O CD que gravou com o cellista Antonio Meneses foi considerado o melhor lançamento clássico de 1985. 

Exerceu, desde 1961, importante papel na formação de jovens pianistas brasileiros. Foi professor e diretor artístico dos Seminários de Música Pró-Arte de São Paulo. De 1980 a 2002, foi professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.  Por mais de 3 décadas apresentou programa dedicado ao repertório pianístico na Rádio Cultura FM de São Paulo.

Em 1998, foi-lhe conferido pelo Rotary Clube de São Paulo, o título de "personalidade do ano" em Música. Em 1999 recebeu o Prêmio Carlos Gomes como pianista do Trio Brasileiro, considerado o "melhor grupo de câmara".

gilberto.jpg
bottom of page