© Oficina de Piano USP

APOIO:    PPGMUS ECA-USP

               CCEx ECA-USP

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

PROFESSOR CONVIDADO

O pianista, regente e compositor brasileiro RICHARD KOGIMA foi recentemente definido pela crítica como criador de performances “memoráveis e reveladoras” (Gregory Sullivan, Theater Jones), “dotadas de multifacetadas nuances, transparência e extrema concentração” (Südkurier, Badische Zeitung).

 

Richard é Mestre em Performance Musical pela Universidade das Artes de Zurique, sob a orientação de Konstantin Scherbakov e em breve será também Mestre em Pedagogia Musical na mesma instituição. Em 2013 concluiu o bacharelado na Universidade de São Paulo na classe de Eduardo Monteiro. Estudou ainda com Guigla Katsarava na École Normale de Musique de Paris, onde recebeu o Diplôme Supérieur d’Exécution, e com Maria José Carrasqueira em sua juventude.

 

Natural de São Paulo, Richard desponta como um promissor artista de sua geração. Vem se apresentando como solista e camerista em salas como Tonhalle Maag Zürich (Zurique) Salle Cortot (Paris), University Aula (Oslo), Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro), Troldsaal (Bergen) e Howard Performing Arts Center (Michigan). Integrou festivais como o Emil Gilels Festival e o Usedomer Musikfest (Alemanha), Festspillene i Bergen (Noruega), Festival Internacional de Campos do Jordão (Brasil), e Salzburg Mozarteum Summer Sessions (Áustria).

 

Obteve o primeiro prêmio no Concours Internationale Flame Paris, Landolt Wettbewerb Zürich, Andrews International Piano Competition, e o segundo lugar no Concurso Latino-Americano de Florianópolis, Concurso Duttweiler-Hug em Zurique, bem como Prêmio da Crítica por Excepcional Musicalidade no Olga Kern International Piano Competition, e Prêmio do Público e de Melhor Performance da Obra Contemporânea de Confronto no Concours International de Piano Alain Marinaro e no Chautauqua International Piano Competition.

 

Atua paralelamente como regente e compositor, com ênfase especial na música sacra. Trabalhou como regente principal do Coral Carlos Gomes na Universidade Adventista de São Paulo sucedendo o maestro Turíbio de Burgo. Além de seus professores, colaboraram ainda na formação de Richard diversos artistas como Maria João Pires, Leif Ove Andsnes, Herbert Blomstedt, Dmitri Bashkirov e Rudolf Buchbinder.

 

Em 2018, recebeu em Genebra uma medalha da “l’Association Internationale Pour La Défense De La Liberté Religieuse” por suas realizações artísticas em prol da causa da liberdade religiosa.